Perguntas Frequentes

FIZEMOS UMA PESQUISA DE PERGUNTAS MAIS FREQUENTES E AS REUNIMOS AQUI PARA QUE VOCÊ FIQUE AINDA MAIS MOTIVADO A INICIAR AS AULAS CIRCENSES EM NOSSA ESCOLA!

1 – A Plantando Alegria é apenas uma escola?

A Plantando Alegria não é apenas uma escola, ela ensina e leva a magia do circo para todos. Além das aulas circenses, com metodologia própria e exclusiva, também produzimos eventos, peças circo-teatrais, workshops para empresas e escolas, festas temáticas, cursos motivacionais entre outros. Na parte educacional nós possuímos alunos de diferentes objetivos e propósitos. Dentre eles estão: apenas uma atividade diferente para desestressar e relaxar,  condicionamento físico, superação de medos e limites, correção e expressão corporal, complemento ao curso teatral e profissionalização na arte circense. Para aqueles que querem seguir carreira na área circense nós fornecemos orientação e direcionamentos.

2 – Quais os benefícios de se fazer Circo?

O mais impressionante de se fazer aulas de circo é o fato de você poder controlar a intensidade das aulas ou dos exercícios ou seja, o circo é para todos! As aulas de circo é para aquele que nunca praticou exercícios físicos na vida e também para aquele atleta de ponta, é para aquele que está acima do peso e quer perder alguns quilos como também aquele que tem o corpo mais magro e quer ganhar massa muscular ou aquele que não tem qualquer consciência corporal como também aquele que quer desafiar seus limites. Dependendo da intensidade o circo pode gastar até 500 calorias por hora.

Outro ponto muito importante é para aqueles que não gostam de mesmices, exercícios rotineiros ou as pessoas que ficam se namorando no espelho (aquele famoso ambiente que algumas academias tem). Aqueles que já tentaram fazer academia ou outras atividades e pararam por achar monótono e assim perdendo o interesse, o circo foi feito pra vocês. As atividades circenses são dinâmicas, alegres e divertidas. Um movimento nunca sai igual ao outro e pode apostar que rendem boas risadas.

O circo trabalha o corpo como um todo, mas cada modalidade trabalha com mais ênfase certas habilidades. segue uma lista de exemplo:

Malabarismos, Acrobacias de Solo e Pirofagia: Desenvolvimento da coordenação motora e noção de espaço, flexibilidade, atenção, trabalho em equipe e auto conhecimento.

Aparelhos Aéreos (Tecido, Lira, Trapézio, Cadeirinha): Força muscular, equilíbrio, memorização, autoestima, definição corporal, postura e resistência física.

3 – As aulas de Circo são indicadas para qualquer idade?

Sim, as aulas de Circo são indicadas para qualquer idade. Nossa metodologia trabalha com crianças a partir de 7 anos de idade sem limite máximo de idade. Quem tem problemas físicos (como hérnia de disco, lordose, escoliose entre outros) também pode fazer Circo, porém é necessário que o professor seja avisado das limitações físicas do aluno.

4 – Qualquer pessoa pode fazer Circo?

Sim, o Circo é indicado para qualquer pessoa independente de sexo, experiência, religião, estado civil ou fobias. As pessoas com idade mais avançada, limitações físicas ou psíquicas, caso necessário nós fazemos adaptações no exercício para que seja compreendido e executado de forma correta e segura.

5 – Para iniciar as aulas de Circo preciso saber fazer alguma atividade?

Não, não precisa saber ou ter praticado qualquer atividade física. Nossa metodologia própria e exclusiva compreende desde o nível mais básico, evoluindo o aluno de acordo com o seu próprio tempo e dedicação. Com sua evolução os alunos vão passando para os níveis intermediário e avançado de forma gradativa e prazerosa sempre respeitando seu desenvolvimento e seus limites.

6 – Posso iniciar as aulas com alunos que já fazem a algum tempo?

Sim, pode sim! Apesar da aula de Circo ser feita em grupo a maioria dos exercícios são totalmente individuais. Em nossa metodologia as aulas funcionam em forma de circuito, onde cada aluno executa um exercício diferente em aparelhos diferentes por um determinado tempo definido pelo professor. Ao término deste tempo é feito um rodízio onde os alunos mudam de aparelho e de exercício. Desta forma o professor fica mais focado, auxiliando os alunos no que for necessário e os alunos, por sua vez conseguem praticar todos os aparelhos e exercícios propostos no seu tempo e limite.

7 – Quando posso iniciar as aulas Circenses?

Pode iniciar as aulas a qualquer momento. Basta entrar em contato conosco, escolher um dia e horário de nossa grade de aulas que mais lhe agrade.

8 – Posso fazer aulas de uma única modalidade, Tecido Acrobático por exemplo?

Sim, você pode optar por aulas particulares em uma única modalidade. Nas aulas em grupo nós podemos dar ênfase em um determinado aparelho se o aluno quiser pois o método de circuito nos permite essa flexibilidade. Porém nas aulas em grupo são ensinados todos os aparelhos logo o aproveitamento do aluno que quiser optar por apenas um aparelho será menor. Nosso aconselhamento e sugestão é que o aluno participe de todas as modalidades e de ênfase no aparelho que mais gosta, pois no Circo uma modalidade sempre complementa a outra tornando assim um curso mais completo e prazeroso.

9 – Caso eu me matricule e precise faltar, eu perco essas aulas?

Você pode agendar as reposições das aulas perdidas dentro de um prazo máximo de 30 dias assim você não perde o conteúdo e as aulas. Porém após este período as aulas perdem sua validade e não poderão mais ser repostas. 

10 – Vocês fazem apresentações com os alunos?

Sim, além de Escola de Circo nós somos também produtora. Para os alunos que querem ingressar no meio artístico nós fornecemos orientações do passo a passo. Todos os testes e castings que somos convidados nós divulgamos para os alunos. Em nossas produções próprias, nós damos preferência aos alunos. Além dos eventos externos fazemos também apresentações em algumas datas comemorativas (Dia das Mães, dos Pais por exemplo) e apresentações de formatura de conclusão de nível. Respeitamos a individualidade de cada um, por isso nenhuma dessas apresentações são obrigatórias.

11 – Vocês entregam certificados do curso?

Sim, nós possuímos uma metodologia própria e exclusiva dividida em 3 níveis: Básico, Intermediário e Avançado. Para cada conclusão de nível nós fornecemos certificado mediante comprovação de alguns quesitos nos diferentes aparelhos que damos aulas. O Prazo de conclusão médio para cada nível é de aproximadamente 12 meses.

 

Voltar